Cursos e Treinamentos

Curso de Preparação de ANALISTA DA QUALIDADE e de Processos – voltado para o segmento da saúde (2019)

R$5.280,00

17 vagas disponíveis.

O mercado da Acreditação está crescente e a demanda constantemente por profissionais especializados em qualidade.

O programa ANALISTA DA QUALIDADE foi desenvolvido com o objetivo de atender a esta demanda do mercado da saúde e capacitar os interessados, graduandos ou graduados, possibilitem sua atuação como Analista.

17 vagas disponíveis.

Li e aceito as condições para este curso

Product Description

Objetivo:

  • Preparar profissionais para o mercado da qualidade no segmento da saúde, alinhando a base teórica com exemplos práticos, estimulando o raciocínio e proatividade.
  • Formar profissionais que entendam a complexidade e dinâmica desta área de atuação, desenvolvendo o raciocínio crítico relacionado à qualidade dos serviços produzidos pelas instituições e saúde, que contribuam para a segurança dos pacientes, profissionais, visitantes, comunidade e meio ambiente.
  • Estimular que os analistas conheçam e saibam aplicar adequadamente as diversas ferramentas da qualidade com foco em melhorias.
  • Desenvolver técnicas de auditoria de sistemas de gestão da qualidade.
  • Conhecer e aprimorar as habilidades e atitudes esperadas de um analista da qualidade para atuar na área da saúde.

Metodologia

  • O aprendizado conta com uma breve introdução teórica, exercícios práticos, estudo de artigos, discussão de casos e palestras de convidados de temas atuais na área.
  • Análise de cenários que estimulem o raciocínio e a aplicabilidade do conhecimento adquirido.
  • Trabalho final de conclusão do curso.
  • Avaliação final.

No final do curso o aluno irá:

Sentir-se preparado para atuar no mercado de trabalho no segmento da saúde em Gestão da Qualidade.
Entender os conceitos e princípios básicos. Conhecer como elaborar e controlar a documentação da qualidade.
Realizar desenho de processos propondo melhorias.
Saber identificar os riscos dos processos organizacionais. Definir metodologia de projetos.
Aplicar ferramentas da qualidade na busca por melhorias e para dar suporte na resolução de problemas e gerenciamento de não conformidades.
Estruturar e auxiliar na definição e acompanhamento de indicadores para tomada de decisão pela direção.
Conhecer os princípios e etapas de elaboração de uma auditoria da qualidade.
Saber lidar com situações de conflitos que ocorrem naturalmente durante a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Carga horária: 96 horas (8 Meses)
Horário: Sexta: 13h00 às 17h00 / Sábado: 08h30 às 17h30
Datas:

Abril: 05 e 06
Maio: 03 e 04
Junho: 31/05 e 01/06
Julho: 05 e 06
Agosto: 02 e 03
Setembro: 13 e 14
Outubro: 04 e 05
Novembro: 08 e 09

Nº de Vagas: 18

Investimento: R$ 5.280,00

PayPal: Parcelamento em até 5x iguais de R$ 1.056,00 
Boleto bancário: 
Parcelamento em até 8x iguais de R$ 660,00

– Desconto de 5% para pagamento à vista até 22/03/2019
– Desconto de 10% para associados SBPC/ML
– Para grupos com 3 ou mais pessoas inscritas: 10% de desconto por inscrição
–  Valor de inscrição NÃO INCLUI ESTACIONAMENTO no local.

*Os descontos não são cumulativos
**Qualquer dúvida, entrar em contato:  [email protected] ou ligar para (11) 4841.2557

Gestão da qualidade

Evolução da qualidade no segmento da saúde;
Objetivos e responsabilidades;
Conceitos importantes – Sistema de gestão da qualidade, garantia da qualidade, controle da qualidade, melhoria da qualidade, eficácia, eficiência, riscos, erros adversos, processo, produto, atividade;
Legislação – tendências – fator Qualidade
Estrutura organizacional
Políticas e diretrizes
Acreditação e Certificação: existe diferença?
Principais Normas da Qualidade disponíveis para o segmento da saúde aplicáveis no Brasil
Normas de Acreditação aplicáveis ao segmento de medicina diagnóstica
Diretrizes mínimas para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade
Sustentabilidade

Gestão da documentação

Estrutura de documentos e registros da qualidade
Manual da qualidade
Documentos obrigatórios e recomendados
Sistemática de controle de documentos e registros

Gestão de não conformidades e eventos adversos

Conceitos básicos: não conformidade, eventos adversos, ações corretivas, ações preventivas, oportunidades de melhorias
Análise de impacto de eventos adversos e notificação aos envolvidos: paciente e profissionais
Relatório de não conformidade e evento adverso: como descrever
Conhecer as principais ferramentas da qualidade para análise das causas
Ferramentas da qualidade para ações corretivas
Como realizar análise da efetividade das ações implementadas
Gerenciamento dos relatórios
Fechando o ciclo de uma não conformidade ou evento adverso

Gestão por processo

Objetivos
Desenho de processos – macroprocessos
Cadeia cliente-fornecedor
SIPOC
Fluxogramas
Aplicação prática
Planejando melhorias nos processos
PDCA
Redesenhando o processo com pensamento enxuto – Lean manufacturing

Gestão de projetos – noções básicas aplicáveis à qualidade

O que são projetos
Gerenciamento de projetos/operações
Gerente de projetos
Etapas de um projeto
Áreas de conhecimento de um projeto
Fases: iniciação, Termo de abertura, planejamento, atividades
Gerenciamento de projetos

Gestão por Indicadores

O que medir (métricas) e como utilizar tipos de Indicadores
Aplicação dos indicadores
Componentes de um indicador
O que, quando, quem e como medir
Como implementar um sistema de indicadores
A responsabilidade da direção na análise do sistema de gestão da qualidade
Estrutura de uma ata de análise crítica da direção
Aplicação: Como analisar
Estudo de caso e exercícios

Gestão de riscos e segurança do paciente

Conceitos na gestão de riscos
A cultura na segurança e a cultura justa
O envolvimento das lideranças e profissionais colaboradores
Aplicação da gestão de riscos na segurança do paciente
A importância da notificação (farmacovigilância e tecnovigilância), achados críticos e registros dos eventos e reações adversas.
Princípios, Política e Processo da gestão de risco
Níveis de risco
Matriz de riscos (probabilidade e impacto)
Metodologia da gestão de riscos

Auditoria de sistemas da qualidade

Princípios de auditoria
Programa de auditoria
Perfil e responsabilidades do auditor
Tipos de auditoria
Planejamento da auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade
Condução da Auditoria Interna

Gestão de recursos

Gestão de suprimentos
Gestão de equipamentos
Gestão da informação
Gestão de pessoas
Gestão de infra-estrutura (edificações)

Encerramento

Apresentação de trabalhos de conclusão do curso
Avaliação final
Avaliação do curso

 

 

  • Profissionais das áreas da saúde, incluindo: clínicas de especialidades médicas, serviços de diagnósticos por imagem, laboratórios clínicos, laboratórios de pesquisa, laboratórios de anatomia patológica, indústria diagnóstica.
  • Profissionais que já estejam atuando no mercado e que necessitem ampliar suas competências nessa área;
  • Profissionais que pretendam ingressar no mercado de trabalho para atuar nesse segmento.
  • Estudantes que pretendam complementar o conhecimento acadêmico com conteúdo de qualidade e se preparar par o mercado promissor na área da qualidade.

Ana Paula O. Jacinto Rangel

Farmacêutica-Bioquímica com pós-graduação em Acreditação: Qualidade em Serviço de Saúde, pela Fundação Lucas Machado. Avaliadora proficiente do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA. Experiência na implantação de procedimentos de qualidade da farmácia hospitalar. Formação em ISO 9001:2015 pela DNV-GL. Auditora externa do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI-CBR) e auditoria interna ISO 9001:15. Consultora da Formato Clínico.

Dra. Carmen Oplustil:

Biomédica formada pela UNISA-SP, com mestrado em microbiologia pelo ICB/USP, professora no curso de especialização em Microbiologia da PUC de Curitiba. Autora de livros de Microbiologia Clínica – Procedimentos básicos em Microbiologia clínica e Microbiologia Clínica 156 Perguntas e respostas. Diretora da Formato Clínico Projetos em Medicina Diagnóstica , consultora em microbiologia e novos negócios.

Maria Luísa de Lima Landman – Coordenadora

Médica Veterinária graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado em Patologia pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como consultora em projetos de implantação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas, Laboratórios de Anatomia Patológica, Serviços de Diagnóstico por Imagem e Hospitais nas normas ONA e PALC. Participou ativamente da estruturação do Escritório de Gestão da Qualidade e acreditação ONA do Instituto Central do Hospital das Clínicas (FMUSP). Auditora Interna ONA e PALC e ministra treinamentos referentes ao Sistema de Gestão da Qualidade. Consultora da Formato Clínico.

E outros professores convidados.

 

Formato Clínico | Avenida das Nações Unidas, 12.399 | 12º andar |Conj. 125A | São Paulo|SP | CEP 04578-000

Termos e Condições

LEIA COM ATENÇÃO 

CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSO PELA FORMATO CLÍNICO

1.1 O cancelamento do curso pode ser realizado pela Formato Clínico em até 3(três) dias antes da data marcada para a realização do curso e os Inscritos (pessoa física) ou Empresa (pessoa jurídica) serão informados do cancelamento por e-mail e/ou via telefone. Será devolvido ao Inscrito 100% do valor pago até a data, por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 5(cinco) dias úteis após o envio pelo inscrito e/ou empresa dos dados bancários para depósito ao e-mail [email protected];

1.2 A confirmação da data do curso é dependente de um número mínimo de inscritos. A Formato Clínico se reserva o direito de alterar a data de início do curso, caso o número mínimo inscritos não seja atingido;

1.3 Na hipótese de adiamento do curso pela Formato Clínico, e o Inscrito ou a Empresa não quiser ou não puder fazer o curso na nova data proposta, será devolvidoMEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do Inscrito e/ou empresa endereçado ao e-mail:  [email protected], 100% do valor pago até a data por meio de depósito em conta bancária indicada, em até 5(cinco) dias úteis após o envio dos dados bancários ao e-mail [email protected];

1.4 A Formato Clínico, não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude de cancelamento ou adiamento do curso.

 

CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO PELO INSCRITO OU EMPRESA

2.1. O inscrito e/ou empresa terá direito ao ressarcimento de 100% do valor pago pela inscrição, se o cancelamento da mesma for solicitado por e-mail pelo inscrito ou empresa em até 7(sete) dias úteis antes do primeiro dia do curso. O e-mail deve ser enviado para [email protected];

2.2 A devolução dos valores será realizada por meio de depósito em conta bancária indicada pelo solicitante, em até 5(cinco) dias úteis após o envio dos dados bancários ao e-mail [email protected];

2.3 Em caso de cancelamento solicitado pelo inscrito e/ou empresa, após o prazo estipulado (7 dias úteis antes do início do curso), o valor pago não será devolvido, o valor ficará como crédito para participação em qualquer outro curso de mesmo valor da programação da FORMATO CLINICO. O inscrito e/ou empresa tem o prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos a contar da data de solicitação de cancelamento do curso para solicitar a inscrição em um novo curso. O aceite pela FORMATO CLÍNICO da opção de nova inscrição no curso a ser escolhido pelo Inscrito e/ou Empresa estará condicionada a existência de vaga;

2.4 Passado o período de 180 (cento e oitenta) dias corridos a contar da solicitação de cancelamento do primeiro dia do curso pago, fica ciente o Inscrito ou empresa  que não terá mais direito de ressarcimento e/ou utilização do valor despendido em outro curso.

Curso de longa duração (modular de 4, 5, 8 e 10 meses)

3.1 Em caso de cancelamento pelo Inscrito ou empresa, APÓS O INÍCIO EFETIVO DAS AULAS, NOS CASOS DOS CURSOS DE LONGA DURAÇÃO (MODULARES ou 10 MESES), não será devolvido qualquer valor pago a título de matrícula ou qualquer taxa já quitada onde houve efetiva prestação do serviço educacional;

3.2 O cancelamento pelo Inscrito ou Empresa, após o início das aulas deverá ser requerido por escrito, através do e-mail: [email protected], por parte do inscrito e/ou empresa, com ANTECEDÊNCIA de 30 (trinta) dias;

3.3 Ocorrendo o cancelamento pelo Inscrito ou empresa do curso conforme descrito no item 3.2, fica o inscrito e/ou empresa, obrigados, a pagar a Formato Clinico multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do saldo devedor.

3.4 No caso de atraso no pagamento das parcelas do curso será cobrado multa de  multa de 2% e 0,033% de mora diária sobre as parcelas devidas e no caso de não pagamento de 2(duas) parcelas seguidas o inscrito ou empresa terá a inscrição cancelada e deverá pagar o valor devedor acrescido e multa descrita no item 3.3.

SUBSTITUIÇÕES 

4.1. O inscrito e/ou empresa poderá substituir o participante no curso até 1 (um) dia antes do INÍCIO DO CURSO, desde que informe por telefone e formalizando através do e-mail  [email protected], com envio do nome completo e CPF do inscrito e do substituto.

4.2 As substituições solicitadas APÓS O INÍCIO das aulas de cursos de longa duração (modulares e 10 meses) serão permitidas apenas nos cursos de 10 meses e deverão  ser realizadas somente até 5(cinco) dias antes do início da 3ª aula. Substituições após a terceira aula não serão permitidas e o cancelamento da inscrição segue o descrito nos itens 3.3.

CERTIFICADO

5.1 A emissão do certificado está condicionada a presença mínima de 75% do inscrito em aula, contados a partir da DATA INICIAL (1ª AULA) do curso.

5.2 O certificado será enviado via e-mail em formato eletrônico em um prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a realização do curso.

5.3 A entrega do certificado digital será realizada mediante o pagamento do valor integral do curso.

5.4 Se houver necessidade de um certificado impresso será cobrada uma taxa de R$10,00 (Dez Reais) por certificado.

USO DA IMAGEM

O aluno/inscrito AUTORIZA a Formato Clínico – Projetos em Medicina diagnóstica Ltda. a fazer uso de imagens do aluno durante o curso, seja na propaganda e publicidade internas da Formato Clínico, seja na externa, compreendendo jornais, revistas, periódicos, rádio, televisão, página de internet e congêneres, sendo essa cessão de direito de uso a título gratuito e por prazo indeterminado, sublinhando-se que, em nenhuma hipótese, poderá esta cessão de direitos de uso da imagem ser utilizada de maneira contrária à moral, ou aos bons costumes, ou à ordem pública.