Fique por dentro

Você está preparado para uma Acreditação ou Certificação?

Uma das soluções que a Formato Clinico oferece como empresa de consultoria é a assessoria aos centros de Medicina Diagnóstica para verificar o que está faltando para se candidatar a uma acreditação ou certificação.

A decisão de fazer uma acreditação ou certificação de qualidade é um passo importante que a empresa de Medicina Diagnóstica toma com o intuito de entregar serviços de qualidade superior aos seus clientes. E hoje, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a ANVISA estão cada vez mais exigentes com as instituições de saúde e a tendência é essa exigência aumentar, o que está levando as empresas a buscarem assessoria para conseguir o certificado de qualidade.

No mercado, existem vários certificados que podem ser obtidos e, em geral, estão voltados para serviços hospitalares e de laboratório clínico. Ainda está em elaboração uma norma brasileira mais apropriada para os serviços de diagnóstico por imagem. A ISO 9001:2008 tem sido uma norma bastante procurada pelos laboratórios clínicos e a ONA para Hospitais. No caso específico de laboratórios clínicos, a norma da ISO mais apropriada seria a ISO 15.189, que ainda é pouco difundida no Brasil, mas acreditamos que isso irá mudar porque esta norma é bastante completa e adequada para esse ramo de atividade. Ainda para laboratórios clínicos, as normas nacionais mais difundidas são o PALC, da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica e DICQ da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Existem alguns laboratórios que são certificados pelo CAP, norma internacional do Colégio Americano de Patologia que, inclusive, atualmente, realiza também auditorias pela ISO 15.189.

Independentemente da norma escolhida, o trabalho para preparar o laboratório não é pouco. Alguns laboratórios não tem ideia por onde começar, outros não sabem se o que tem é o suficiente, essas são duvidas normais.

A Formato Clínico tem uma equipe com grande experiência nestas normas por entender e falar a linguagem do laboratório. Nós, consultores da Formato Clinico, já estivemos na mesma situação um dia e aprendemos a sair delas vencedores. Por isso, agora temos como missão passar este conhecimento e ajudar os laboratórios a conseguir a tão almejada certificação.

Se você gostou desse novo serviço e quer conhecê-lo melhor, ligue para nós ou mande um e-mail. Será um prazer, esclarecer suas duvidas ou recebê-lo em nosso escritório.

Currículo:

Carmen Paz Oplustil

Biomédica.
Mestrado em Microbiologia pelo ICB/USP
Experiência na área técnica e de gestão administrativa em Análises Clínicas.
Sócia Diretora da Formato Clinico-Projetos em Medicina Diagnóstica.

Voltar