Cursos e Treinamentos

  • Cursos na area da qualidade

Início em 05 de Maio – Curso de Preparação de ANALISTA DA QUALIDADE e de Processos – voltado para o segmento da saúde

R$3.900,00 R$3.705,00

12 vagas disponíveis.

No Brasil, a maioria das normas de Acreditação de Qualidade no segmento da saúde, surgiu em 1999 e, de lá para cá, há um grande empenho de todos em fazer com que as Normas realmente contribuam com os processos e consigam garantir a segurança do paciente.
O mercado da Acreditação está crescente e a demanda por profissionais especializados também.
A Formato Clínico, percebendo a dificuldade de seus clientes, optou em preparar profissionais para atender a esta demanda, de forma ética, com conhecimento técnico, ferramentas de gestão, agregando a experiência de muitos anos de atuação no mercado de saúde.
O programa ANALISTA DA QUALIDADE foi desenvolvido com o objetivo de atender a esta demanda do mercado da saúde e capacitar os interessados, graduandos ou graduados, possibilitem sua atuação como Analista.

12 vagas disponíveis.

Li e aceito as condições para este curso

Descrição do produto

Objetivo:

  • Preparar profissionais para o mercado da qualidade no segmento da saúde, alinhando a base teórica com exemplos práticos, estimulando o raciocínio e proatividade.
  • Formar profissionais que entendam a complexidade e dinâmica desta área de atuação, desenvolvendo o raciocínio crítico relacionado à qualidade dos serviços produzidos pelas instituições e saúde, que contribuam para a segurança dos pacientes, profissionais, visitantes, comunidade e meio ambiente.
  • Estimular que os analistas conheçam e saibam aplicar adequadamente as diversas ferramentas da qualidade com foco em melhorias.
  • Desenvolver técnicas de auditoria de sistemas de gestão da qualidade.
  • Conhecer e aprimorar as habilidades e atitudes esperadas de um analista da qualidade para atuar na área da saúde.

Metodologia

  • O aprendizado conta com uma breve introdução teórica, exercícios práticos, estudo de artigos, discussão de casos e palestras de convidados de temas atuais na área.
  • Análise de cenários que estimulem o raciocínio e a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

No final do curso o aluno irá:

Sentir-se preparado para atuar no mercado de trabalho no segmento da saúde em Gestão da Qualidade.
Entender os conceitos e princípios básicos. Conhecer como elaborar e controlar a documentação da qualidade. Realizar desenho de processos propondo melhorias. Saber identificar os riscos dos processos organizacionais. Definir metodologia de projetos. Aplicar ferramentas da qualidade na busca por melhorias e para dar suporte na resolução de problemas e gerenciamento de não conformidades. Estruturar e auxiliar na definição e acompanhamento de indicadores para tomada de decisão pela direção. Conhecer os princípios e etapas de elaboração de uma auditoria da qualidade. Saber lidar com situações de conflitos que ocorrem naturalmente durante a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Carga horária: 96 horas (8 Meses)
Horário: Sexta: 14h00 às 18h00 / Sábado: 08h30 às 17h30
Datas:

Maio: 05 e 06
Junho: 02 e 03
Julho: 30/06 e 01/07
Agosto: 04 e 05
Setembro: 01 e 02
Outubro: 06 e 07
Novembro: 10 e 11
Dezembro:  01 e 02

Nº de Vagas: 18

Investimento: R$ 3.900,00

PayPal: Parcelamento em até 5x iguais de R$ 780,00 
Boleto bancário: 
Parcelamento em até 8x iguais de R$ 487,50

– Desconto de 5% para pagamento à vista até 25/04/2017
– Desconto de 10% para associados SBPC/ML
– Para grupos com 3 ou mais pessoas inscritas: 10% de desconto por inscrição
–  Valor de inscrição NÃO INCLUI ESTACIONAMENTO no local.

*Os descontos não são cumulativos
**Qualquer dúvida, entrar em contato:  [email protected] ou ligar para (11)3528.7405 Ramal 6910

Gestão da qualidade

Evolução da qualidade no segmento da saúde
Objetivos
Conceitos importantes – Sistema de gestão da qualidade, garantia da qualidade, controle da qualidade, melhoria da qualidade, eficácia, eficiência, riscos, erros adversos, processo, produto, atividade
Legislação – tendências – fator Qualidade
Estrutura organizacional
Políticas e diretrizes
Acreditação e Certificação: existe diferença?
Principais Normas da Qualidade disponíveis para o segmento da saúde aplicáveis no Brasil
Normas de Acreditação aplicáveis ao segmento de medicina diagnóstica
Diretrizes mínimas para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade

Gestão por processo

Objetivos
Classificação
Desenho de processos – macroprocessos
Cadeia cliente-fornecedor
SIPOC
Fluxogramas
Aplicação prática
Planejando melhorias nos processos
PDCA
Redesenhando o processo com pensamento enxuto – Lean manufacturing
– VSM – value stream map
– Kanban
– Takt
– Tempo de ciclo
– Just in time
– Gráfico de espaguete
– Kaisen

Gestão da documentação

Estrutura de documentos e registros da qualidade
Manual da qualidade
Documentos obrigatórios
Sistemática de controle de documentos e registros

Gestão de não conformidades

Conceitos básicos: ciclo PDCA, não conformidade, ações corretivas, ações preventivas, oportunidades de melhorias
Relatório de não conformidade: como descrever
Conhecer as etapas do MASP – Método e análise e solução de problemas
Ferramentas da qualidade para análise de causas
Ferramentas da qualidade para ações corretivas
Como controlar os relatórios de não conformidade
Fechando o ciclo de uma não conformidade

Gestão de riscos e segurança do paciente

Conceitos básicos: riscos, perigos, eventos adversos, eventos sentinela.
Análise de eventos (avaliação do dano ao paciente)
Política de gestão de riscos
Metodologias de gestão de riscos: HFMEA
Notificação de resultados críticos
Aplicação prática
Aplicação da gestão de riscos na segurança do paciente: da teoria à prática

Gestão por Indicadores

Indicadores em medicina diagnóstica: o que medir (métricas) e como utilizar tipos de Indicadores
Aplicação dos indicadores
Componentes de um indicador
Que, quando, quem e como medir
Como implementar um sistema de indicadores
A responsabilidade da direção na análise do sistema de gestão da qualidade
Estrutura de uma ata de análise crítica da direção
Aplicação: Como analisar
Estudo de caso e exercícios

Gestão de recursos

Gestão de suprimentos
Gestão de equipamentos
Gestão da informação
Gestão de pessoas
Edificações

Auditoria de sistemas da qualidade

Princípios de auditoria
Programa de auditoria
Perfil e responsabilidades do auditor
Tipos de auditoria
Planejamento da auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade
Condução da Auditoria Interna

Noções básicas sobre Sustentabilidade

O que é
Conceito do Triple Bottom Line
Histórico
Vantagens / benefícios
Principais desafios para implementação e manutenção
Como pensar, aplicar e multiplicar o pensamento da Sustentabilidade

Gestão integrada – SGQ

Acreditação e sustentabilidade

Custos da Qualidade – SGQ

Conceitos
Tipos de custos
Relação custo e qualidade
Efeito dos custos da qualidade no orçamento
Reduzindo os custos das falhas
Gestão de projetos – noções básicas aplicáveis à qualidade

Gestão da Inovação

Conceitos
Cultura Organizacional
Como inovar em qualidade e produtividade

Jogos
“Qualidade na Prática”
Soluções de Problemas

Encerramento
Prova do curso

Durante alguns módulos acontecerão jogos de soluções de problemas

  • Profissionais das áreas da saúde, incluindo: clínicas de especialidades médicas, serviços de diagnósticos por imagem, laboratórios clínicos, laboratórios de pesquisa, laboratórios de anatomia patológica, indústria diagnóstica.
  • Profissionais que já estejam atuando no mercado e que necessitem ampliar suas competências nessa área;
  • Profissionais que pretendam ingressar no mercado de trabalho para atuar nesse segmento.
  • Estudantes que pretendam complementar o conhecimento acadêmico com conteúdo de qualidade e se preparar par o mercado promissor na área da qualidade.

Helen Moreira

Biomédica formada pela OSEC, com especialização em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz), Cursando Pós Graduação em Administração de Empresas na FGV. Experiência em implantação de SGQ baseado nos sistemas PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), ONA (Organização Nacional de Acreditação) e BPF – Boas Práticas de Fabricação e Armazenamento de Medicamentos e Produtos para Saúde/ANVISA. Avaliadora ONA com proficiência desde 2012. Auditoria Proficiente pela ONA, Auditora do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) pela SBPC/ML e do Programa de Acreditação de Serviços de Diagnóstico por Imagem (PADI) pelo CBR, Consultora da Formato Clínico.

Ana Paula Rangel

Farmacêutica-Bioquímica com pós-graduação em Acreditação: Qualidade em Serviço de Saúde, pela Fundação Lucas Machado. Avaliadora proficiente do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA. Experiência na implantação de procedimentos de qualidade da farmácia hospitalar. Formação em ISO 9001:2015 pela DNV-GL. Auditora do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI-CBR).

Flávia Campana

Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos de especialização em Gestão do Conhecimento e Marketing de Serviços pela FGV/SP. É Consultora e Instrutora na área de Gestão Empresarial desde 1995. Coordenou a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001, 17025 e 22000, PALC e HACCP) e Gestão Ambiental (ISO 14000), ações para Melhoria de Processos, Excelência de Atendimento e diversas áreas de Recursos Humanos. Lead auditor NBR ISO 9001 e ISO 14001.

E professores convidados.

 

Formato Clínico | Avenida das Nações Unidas, 12.399 | 12º andar |Conj. 125A | São Paulo|SP | CEP 04578-000

Termos e Condições

LEIA COM ATENÇÃO 

  1. CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSO PELA FORMATO CLÍNICO

1.1 O cancelamento do curso pode ser realizado pela Formato Clínico em até 3(três) dias antes da data marcada para a realização do curso e os Inscritos (pessoa física) ou Empresa (pessoa jurídica) serão informados do cancelamento por e-mail e/ou via telefone. Será devolvido ao Inscrito 100% do valor pago até a data, por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 5(cinco) dias úteis após o envio pelo inscrito e/ou empresa dos dados bancários para depósito ao e-mail [email protected];

1.2 A confirmação da data do curso é dependente de um número mínimo de inscritos. A Formato Clínico se reserva o direito de alterar a data de início do curso, caso o número mínimo inscritos não seja atingido;

1.3 Na hipótese de adiamento do curso pela Formato Clínico, e o Inscrito ou a Empresa não quiser ou não puder fazer o curso na nova data proposta, será devolvidoMEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do Inscrito e/ou empresa endereçado ao e-mail:  [email protected], 100% do valor pago até a data por meio de depósito em conta bancária indicada, em até 5(cinco) dias úteis após o envio dos dados bancários ao e-mail [email protected];

1.4 A Formato Clínico, não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude de cancelamento ou adiamento do curso.

 

  1. CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO PELO INSCRITO OU EMPRESA

2.1. O inscrito e/ou empresa terá direito ao ressarcimento de 100% do valor pago pela inscrição, se o cancelamento da mesma for solicitado por e-mail pelo inscrito ou empresa em até 7(sete) dias úteis antes do primeiro dia do curso. O e-mail deve ser enviado para [email protected];

2.2 A devolução dos valores será realizada por meio de depósito em conta bancária indicada pelo solicitante, em até 5(cinco) dias úteis após o envio dos dados bancários ao e-mail [email protected];

2.3 Em caso de cancelamento solicitado pelo inscrito e/ou empresa, após o prazo estipulado (7 dias úteis antes do início do curso), o valor pago não será devolvido, o valor ficará como crédito para participação em qualquer outro curso de mesmo valor da programação da FORMATO CLINICO. O inscrito e/ou empresa tem o prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos a contar da data de solicitação de cancelamento do curso para solicitar a inscrição em um novo curso. O aceite pela FORMATO CLÍNICO da opção de nova inscrição no curso a ser escolhido pelo Inscrito e/ou Empresa estará condicionada a existência de vaga;

2.4 Passado o período de 180 (cento e oitenta) dias corridos a contar da solicitação de cancelamento do primeiro dia do curso pago, fica ciente o Inscrito ou empresa  que não terá mais direito de ressarcimento e/ou utilização do valor despendido em outro curso.

  1. Curso de longa duração (modular de 4, 5, 8 e 10 meses)

3.1 Em caso de cancelamento pelo Inscrito ou empresa, APÓS O INÍCIO EFETIVO DAS AULAS, NOS CASOS DOS CURSOS DE LONGA DURAÇÃO (MODULARES ou 10 MESES), não será devolvido qualquer valor pago a título de matrícula ou qualquer taxa já quitada onde houve efetiva prestação do serviço educacional;

3.2 O cancelamento pelo Inscrito ou Empresa, após o início das aulas deverá ser requerido por escrito, através do e-mail: [email protected], por parte do inscrito e/ou empresa, com ANTECEDÊNCIA de 30 (trinta) dias;

3.3 Ocorrendo o cancelamento pelo Inscrito ou empresa do curso conforme descrito no item 3.2, fica o inscrito e/ou empresa, obrigados, a pagar a Formato Clinico multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do saldo devedor.

3.4 No caso de atraso no pagamento das parcelas do curso será cobrado multa de  multa de 2% e 0,033% de mora diária sobre as parcelas devidas e no caso de não pagamento de 2(duas) parcelas seguidas o inscrito ou empresa terá a inscrição cancelada e deverá pagar o valor devedor acrescido e multa descrita no item 3.3.

  1. SUBSTITUIÇÕES 

4.1. O inscrito e/ou empresa poderá substituir o participante no curso até 1 (um) dia antes do INÍCIO DO CURSO, desde que informe por telefone e formalizando através do e-mail  [email protected], com envio do nome completo e CPF do inscrito e do substituto.

4.2 As substituições solicitadas APÓS O INÍCIO das aulas de cursos de longa duração (modulares e 10 meses) serão permitidas apenas nos cursos de 10 meses e deverão  ser realizadas somente até 5(cinco) dias antes do início da 3ª aula. Substituições após a terceira aula não serão permitidas e o cancelamento da inscrição segue o descrito nos itens 3.3.

  1. CERTIFICADO

5.1. A emissão do certificado está condicionada a presença mínima de 75% do inscrito em aula, contados a partir da DATA INICIAL (1ª AULA) do curso.

5.2 O certificado será enviado via e-mail em formato eletrônico em um prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a realização do curso.

5.3 Se houver necessidade de um certificado impresso será cobrada uma taxa de R$10,00 (Dez Reais) por certificado.

  1. USO DA IMAGEM

O aluno/inscrito AUTORIZA a Formato Clínico – Projetos em Medicina diagnóstica Ltda. a fazer uso de imagens do aluno durante o curso, seja na propaganda e publicidade internas da Formato Clínico, seja na externa, compreendendo jornais, revistas, periódicos, rádio, televisão, página de internet e congêneres, sendo essa cessão de direito de uso a título gratuito e por prazo indeterminado, sublinhando-se que, em nenhuma hipótese, poderá esta cessão de direitos de uso da imagem ser utilizada de maneira contrária à moral, ou aos bons costumes, ou à ordem pública.