Área de Atuação

Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção:

Outros Manuais:

São vários os desafios associados à implementação de novos fluxogramas que visam caracterizar com acurácia e precisão uma amostra biológica submetida a testes para o diagnóstico da infecção pelo HIV. Esses desafios abrangem a reestruturação ou planejamento de políticas públicas e incluem desde questões estruturais (políticas, legais, custo-efetividade, etc.) e também às operacionais (formação de pessoal, validação dos testes e boas práticas de laboratório). Este Manual contém os fluxogramas recomendados para diferentes cenários e situações que se adequem à pluralidade de condições e à diversidade de serviços de saúde públicos e privados.

Visualizar PDF

O programa de controle interno da qualidade é um conjunto de ações que visam garantir a qualidade de reprodutibilidade dos processos e dos resultados produzidos. Deve ser visto como uma oportunidade de aprimoramento das atividades desenvolvidas no laboratório.

Visualizar PDF

A resistência a carbapenêmicos em enterobactérias é um grave problema de saúde pública de âmbito mundial, particularmente, pela elevada mortalidade e pelo reduzido número de opções terapêuticas. Portanto, é fundamental que todos os serviços de saúde e laboratórios no Brasil utilizem os mesmos procedimentos e critérios interpretativos para a detecção das carbapenemases. Confira a Nota Técnica da ANVISA com estas recomendações!

Visualizar PDF

O guia está organizado em 3 partes: recomendações de tratamento de infecções, profilaxia antimicrobiana cirúrgica e não-cirúrgica e recomendações de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Aborda a prevenção e o tratamento das infecções de uma maneira ampla; o uso adequado dos antimicrobianos tem pelo menos 2 dimensões importantes: o uso otimizado, para a melhor evolução clínica possível do paciente e a minimização dos efeitos adversos ocasionados pelos antimicrobianos, tanto sobre o próprio paciente, quanto sobre a ecologia hospitalar e sobre a resistência microbiana.

Visualizar PDF

Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde:

Normas Regulamentadoras:

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Visualizar PDF

Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora – NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Visualizar PDF

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

Visualizar PDF

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.
Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Visualizar PDF

Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

Visualizar PDF

Esta Norma Regulamentadora – NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Visualizar PDF

Detecção do gene responsável pela resistência à polimixina mediada por plasmídeos (mcr-1) no Brasil.